Entrega de novos veículos de combate a incêndios reforça resposta operacional dos bombeiros
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) entregou hoje, dia 15 de novembro, em Tondela, 9 Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) adquiridos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Foto: Município de Tondela
As viaturas foram distribuídas às corporações de Vila Velha de Ródão, Argus, Montemor-o-Novo, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, Samora Correia, Vale de Besteiros, Flavienses e Municipais de Leiria.
Esta entrega faz parte do programa “Mais Floresta – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios”, incluído na Componente 08 – Florestas do PRR. Com o total de 81 veículos distribuídos em 2024, a um custo superior a 14 milhões de euros, esta é a maior operação de reforço de frota para incêndios rurais já realizada em Portugal.
O sexto e último lote de viaturas do ano foi entregue numa cerimónia nos Paços do Concelho de Tondela, presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro. O evento contou também com a presença do Presidente da ANEPC, Duarte Costa, da Diretora Nacional de Administração de Recursos, Ana Cristina Andrade, da Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, e de representantes de várias entidades ligadas à proteção civil.
Com este reforço, pretende-se melhorar significativamente a capacidade de resposta operacional dos bombeiros, consolidando um sistema mais robusto para a prevenção e combate aos incêndios florestais no país.