A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) participou no curso de Operação com Maquinaria Pesada em Prevenção e Combate a Incêndios Rurais promovido pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), de 22 a 26 de junho, no COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., situado na Lousã.
Esta ação visou formar instrutores das entidades que integram o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), contribuindo assim para criar uma bolsa de formadores qualificados a replicar este conhecimento técnico.
Na formação, com a duração de 35 horas, participaram 25 formandos de várias entidades do setor da Proteção Civil. A ENB fez-se representar através do formador Horácio Ferreira. A formação foi lecionada pelo técnico Juan Bautista García Egido, Chefe do Departamento de Extinção de Incêndio Florestais de Castilla-La Mancha, com vasta experiência nesta matéria.
A AGIF, I.P. é responsável pelo planeamento, agendamento, gestão e execução do programa de qualificação do SGIFR que integra o programa de intercâmbio de peritos internacionais.