Foram conhecidos ao início da noite desta segunda-feira, 15 de Junho, os resultados dos 40 testes à Covid-19, realizados aos Bombeiros de Samora Correia, depois de ali ter sido confirmado no domingo um caso positivo, entre um dos operacionais que reside fora do concelho e presta serviço na corporação da cidade.

Dos 40 testes realizados na manhã desta segunda-feira, 10 resultaram positivo, sendo um inconclusivo, que será repetido nas próximas horas.

Entre os infectados pela Covid-19, encontra-se o Comandante da corporação, Miguel Cardia, que acumula também as funções de Coordenador da Protecção Civil Municipal de Benavente, que tem preparado um dispositivo especial de apoio à Covid-19.

A maioria dos operacionais infectados encontra-se assintomático, sendo que cinco se encontram em isolamento no quartel e os restantes nas suas habitações.
Além dos 10 operacionais positivos à Covid-19, estão em quarentena 32 pessoas, uma vez que houve contacto entre elas, de modo a conter o foco, evitando assim a propagação do vírus.

Apesar deste foco de infecção, agora confirmado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, o socorro da população continua garantido, quer por elementos do corpo de bombeiros que não tiveram contacto com os agora infectados, uma vez que se encontra activo o plano de contingência no corpo de bombeiros que permite a rotatividade dos operacionais.
Apenas o serviço de transporte de doentes não urgentes irá ser realizado por corpos de Bombeiros de Benavente e Vila Franca de Xira, até por questões de tranquilidade da população.

De acordo com fonte do Comando dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, a situação encontra-se controlada, apesar do elevado e indesejável número de pessoas afectadas.

Fonte: Noticias de Sorraia