Comando Nacional de Bombeiros

Por estes dias tenho ouvido falar muito de Comando Nacional de Bombeiros e como já cá ando há uns tempos há anos que ando a ouvir falar que é necessário criar um Comando Autónomo de Bombeiros, para coordenar os Bombeiros e assim nivelar com as outras forças que de há uns anos a esta parte têm aparecido, principalmente, no que concerne ao combate ao Incêndios Florestais/Rurais.

Sim, porque todos vocês sabem que cada uma dessas Forças/Entidades que hoje “gravitam” no combate aos Incêndios Florestais/Rurais têm um Comando Próprio/Autónomo ou o que seja.

A hoje denominada UPEPS tem um Comando, a FEPC (Antiga FEB, que no seu início era composta por Bombeiros e que nos meses menos quentes, por assim dizer vinham para os seus quarteis de origens, lembram-se?) passou para FEB e agora FEPC e lá tem os seus comandantes e o seu Comando, hoje temos o ICNF com os seus Sapadores e só respondem ao seu superior Hierárquico. Nós Bombeiros vamos e quase me atrevia a dizer que qualquer “bicho careto” nos dá ordens.

Se é assim, porque é que uns podem e outros não? Pois já sei, não está criado em Lei esse “Comando Autónomo”. Pois não e porquê?

Na minha humilde opinião por várias razões: 1 – Não somos uma Força do Governo, vendemos-lhes Serviços; 2 – O Governo não o quer criar porque quanto mais divididos estivermos melhor se misturam as coisas e melhor se mete areia na engrenagem.

Porque é que o Governo resiste a que haja um Comando Autónomo para os Bombeiros, quando ele cada vez que cria uma Força cria um Comando para essa mesma força? Pensem lá nisso.

Não quero entrar pelo lado de se a forma foi a correta ou se devia ser desta ou daquela forma, não é isso que me move, também não me move saber se o processo devia ser assim ou de outra forma, até porque discutir isso seria uma discussão estéril e que contaria com muitas opiniões e com muitas ideias.

Lá diz o adágio popular que cada “Cabeça sua Sentença”, por isso não é essa a questão nem isso me interessa, o que realmente me interessa é saber se queremos isto e se o queremos temos que tomar decisões e andar com elas para a frente, não contem que com mais berros ou menos berros o Governo vai legislar sobre isto, legislará se a isso for obrigado e para isso há que demonstrar que funciona e funciona melhor.

Nem isto quer por em causa, digo eu, o Comando Único, que se quer e deve pertencer à ANEPC, esse está entregue e deixem-no estar, apenas nivelar com as outras forças.

Para terminar um pedido à LBP, lutar rápido pela dignificação dos Bombeiros, um dia destes eu explico o que quero dizer com isto.

Mas isto sou eu a dizer.

Texto: Martins Hermenegildo – Ex Comandante BV Penedono