Atualidade

Chefe “Guerra” o bombeiro farol dos idosos de Esposende em Fátima desde há 25 anos

“Somos uma espécie de anjos da guarda deles”, começou por dizer hoje Miguel Guerra, chefe dos Bombeiros Voluntários de Esposende, distrito de Braga, que desde há 25 anos que acompanha os idosos de Esposende no convívio anual em Fátima.

Logo cedo, ainda madrugada, dezenas de autocarro rumaram a Fátima com cerca de dois mil idosos.

Guerra faz parte de uma equipa logística de apoio pré-hospitalar, composta por elementos da proteção civil de Esposende, bombeiros de Fão e Esposende (BVE), assim como socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa das Marinhas.

“Faço isto desde há 25 anos. Acompanhamos os idosos desde Esposende até ao Santuário. Acabamos por ser o apoio deles, pois cá não estão os familiares destes idosos. Nós somos essa família”, deu conta Miguel Guerra.
Este bombeiro da corporação de Esposende refere que se torna emocionante a visão da chegada a Fátima dos idosos.

“É uma felicidade para eles, principalmente quando vão à capelinha das Aparições. Para muitos é a única vez que saem do concelho de Esposende, até mesmo a única viagem do ano”, destacou os chefe dos BVE.
Miguel Guerra refere que a equipa está em Fátima para os proteger, encaminhar os idosos e orientá-los.
“Têm e nós um farol. Por vezes há pessoas em dificuldades, tais como desorientações ou obstruções das vias respiratórias quando se alimentam e também o calor é um factor de risco para eles”, exemplificou o bombeiro.
Esta é uma viagem com 28 anos, sendo que uma delas foi alterada para Santiago de Compostela, mas desde há 25 anos que a Câmara de Esposende a organiza como a “Festa do Idoso” em Fátima.