Durante dois dias os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca efetuaram um treino massivo e um conjunto de salvamento em grande ângulo (SGA) em colaboração com operacionais da Força Especial de Bombeiros (FEB) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo os respetivos comandos das forças envolvidas, este treino permite a troca de experiência e técnicas de resgate, para otimizar a resposta ao socorro por parte dos operacionais.

Neste treino cujo objetivo planeado era o apuramento das técnicas de resgate com recuperação de vítimas simuladas, foram efetuados diversos salvamentos em ribanceira, poço e recuperação através de sistema tirolesa. Os treinos realizaram-se em pontos considerados de interesse operacional, nomeadamente: O Monte do Livramento em Ventuzelo na freguesia de Sampriz; O antigo depósito de água, já desativado, da vila de Ponte da Barca e o antigo embalse da EDP de Paradamonte.

Este treino surgiu após um convite dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca ao Comando da Força Especial de Bombeiros da ANPC, que se prontificou a colaborar com 10 elementos das equipas de Resgate, tendo este grupo na sua constituição um formador da área e elementos pertencentes às brigadas de resgate em montanha da FEB e elementos do Grupo territorial de Braga.

Para os Bombeiros de Ponte da Barca “saímos mais enriquecidos e preparados para solucionar problemas deste cariz, e sendo Ponte da Barca uma área com aumento de situações operacionais, fruto da inserção geográfica no coração do PNPG, e esta ser uma das capitais de turismo de natureza… podemos garantir e atestar a segurança de quem por cá passa, com treino, rigor e prontidão.”